Comitê do Vale do Pinhão celebra conquistas e inicia planejamento de 2023

A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, abre evento do Comitê de Governança do Vale do Pinhão, que reuniu 70 representantes do ecossistema do Vale do Pinhão. Foto: Divulgação

 

O Comitê de Governança do Vale do Pinhão reuniu-se, nesta terça-feira (11/10), no Engenho da Inovação, para celebrar reconhecimentos nacionais e construir as novas metodologias de organização e colaboração, bem como o planejamento 2023.

A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, dividiu com o grupo de cerca de 70 pessoas os méritos do prêmio de Cidade Mais Inteligente do Brasil, conquistado semana passada no ranking Connected Smart Cities.

“Esse é um reconhecimento ao trabalho de todos aqui, pois a construção de uma cidade inteligente é colaborativa”, afirmou Cris Alessi. “Sem falar que ficamos em primeiro lugar no eixo Empreendedorismo e no segundo lugar em Tecnologia e Inovação, setores que fazem parte do dia a dia de cada um de vocês”.

O Vale do Pinhão é o movimento coletivo de pessoas em benefício do ecossistema de inovação e empreendedorismo de Curitiba. O Comitê de Governança foi criado em 2020 como iniciativa do Conselho Municipal de Inovação para envolver toda a sociedade com a governança do ecossistema.   

“O Vale é um movimento colaborativo e precisamos da união de todos para mantê-lo atualizado e em diálogo com as todas as hélices, públicas e privadas”, disse Morgana Guzela, que falou das Estratégias para a Governança do Ecossistema e apresentou os Comitês e Clusters (Núcleos). Também foram feitos relatos dos Grupos de Trabalho do Comitê de Governança, que são Governança; Comunicação e Eventos; Indicadores; e Jornada de Apoio à Inovação.

“Os grupos estão em boa sintonia, teremos ações bem produtivas para o ecossistema”, disse Kauana Yrina, CEO do Condor Connect e líder do GT de Governança.

Depois houve apresentações de vários parceiros e comitês, como Sebrae e os Núcleos de Destino Turístico Inteligente; Varejo Inteligente; Saúde e Biotecnologia; Smart Home e Construtech; Tecnologia da Informação e Comunicação; Edtech; e Alimentos Funcionais e para Fins Especiais. “Os clusters são importantes porque aprofundam os debates em temas mais específicos de cada área", afirmou Walderes Bello, do Sebrae.

Foram apresentadas as ações e agendas importantes de outubro e novembro, como o ICF Global Summit, dia 27 de outubro, quando será anunciada a Comunidade Mais Inteligente do Mundo. Curitiba está entre as sete finalistas, ao lado de Binh Duong Smart City (Vietnã), Durham (Canadá), Fredericton (Canadá), Nova Taipei (Taiwan), Prospect (Austrália) e Sunshine Coast (Austrália).

Conexões no Guaíra

Outra confirmação é a do Conexões Vale do Pinhão, evento de inovação e empreendedorismo que será dia 30 de novembro, no Teatro Guaíra. Na programação: Felipe Titto, do Shark Tank Brasil; Renata Zanuto, do Cubo Itaú; Samuel Cavalcanti, da Bodebrown; um bate-papo com CEOs dos unicórnios de Curitiba; e condução do evento de forma bem-humorada com o grupo Tesão Piá como mestre de cerimônia. A entrada será franca e as inscrições serão lançadas sem breve no site Vale do Pinhão.