Oficinas participativas vão construir diagnóstico para o desenvolvimento integrado da Região Metropolitana

Oficinas participativas vão construir diagnóstico para o desenvolvimento integrado. Foto: Divulgação

A Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba convida toda a população para as seis oficinas participativas que vão construir os diagnósticos para o desenvolvimento integrado da RMC.

De 11 a 18 de dezembro, sempre às 14h , toda a população da área metropolitana poderá colaborar ativamente com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).  

O plano é o documento que traça as diretrizes conjuntas da RMC para os próximos anos. Serve como instrumento legal de planejamento que define diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano das cidades, com a finalidade de reduzir desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana.

O secretário do Desenvolvimento da RMC, Leverci Silveira Filho, destaca a importância da mobilização coletiva.

“A nossa intenção é garantir a transparência no processo de planejamento da região metropolitana, que precisa de propostas conjuntas para questões que envolvem recursos hídricos, transporte, para onde vamos crescer e de que maneiras”, esclarece Leverci.

Em setembro, já foram realizadas audiências públicas para garantir a participação da comunidade na construção coletiva do plano, incluindo gestores municipais, vereadores e deputados estaduais. Os debates foram organizados pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), criada este ano pelo Governo do Estado para coordenador funções públicas de interesse comum no Paraná.

Desta vez, serão seis oficinas participativas, com temas diferentes:

Planejamento Territorial e Uso do Solo (11/12)
Meio Ambiente e Recursos Hídricos (12/12)
Mobilidade Metropolitana (13/12)
Habitação de Interesse Social (14/12)
Desenvolvimento Econômico e Turismo (15/12)
Desenvolvimento Social e Patrimônio Histórico (18/12)

Cada reunião será realizada simultaneamente em três municípios: Rio Branco do Sul, Curitiba e Mandirituba.

Para moradores de Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e São José dos Pinhais, as oficinas serão na capital, no Teatro do Memorial de Curitiba.

Serviço

Oficinas participativas do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado
Data: de 11 a 18/12
Horário: 14h
Local: Teatro do Memorial de Curitiba