CURITIBA QUE NÃO DORME
Todos os serviços de atendimento e proteção à população em situação de rua foram reordenados estabelecendo critérios protocolares de prevenção à covid-19.
O Serviço de Acolhimento da FAS passou a atender quatro públicos distintos separadamente: pessoas sem sintomas da doença, grupo de risco, além das com suspeita da doença e aquelas que testaram positivo.
MAIS UNIDADES FAS
A prefeitura abriu cinco unidades de emergências da FAS para atender essa população. A cidade conta com 1.129 vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua, distribuídas em 17 unidades oficiais e parceiras. Em um ano, a FAS fez 103.329 acolhimentos a pessoas em situação de rua, que além de dormir protegidas, tiveram acesso à higiene, alimentação, máscara e álcool em gel.
MAIS VAGAS 24 HORAS
A FAS transformou temporariamente os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP), que antes funcionavam durante o dia, em Casas de Passagem com atendimento 24 horas. Desta forma os usuários podem permanecer nas unidades da FAS ininterruptamente, onde são ofertados a higienização, a lavagem de roupas, três refeições diárias, sabonete, máscaras e álcool gel para higienização das mãos e acesso a água potável.
HOTÉIS SOCIAIS
São quatro hotéis sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e em recuperação do uso de álcool e outras drogas. São 300 vagas em espaços que contam com acesso a wi-fi, livros didáticos e de ficção, sala de TV e refeitório. O encaminhamento é feito pelo Serviço de Acolhimento da FAS.
PRAÇA SOLIDARIEDADE
Foi criada a Praça Solidariedade (Plínio Tourinho), no Rebouças, onde são ofertados vários serviços: alimentação saudável e gratuita pelo Mesa Solidária, acolhimento, sanitários e chuveiros, lavanderia com máquinas de lavar e secar roupas, água potável, distribuição de roupas do Disque Solidariedade, guarda-pertence (suspenso na bandeira vermelha), além de sabonete, máscaras e álcool em gel para higienização das mãos.
ATENDIMENTO CRAS
Os 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município fizeram em 12 meses 375.723 atendimentos à população em vulnerabilidade social. No período, foram distribuídas 39.428 cestas básicas e mais 32.793 subsídios alimentares (valor liberado como crédito de R$ 70 por família nos Armazéns da Família).
ATENDIMENTO CREAS
Os dez Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), registraram em 12 meses mais de 16.000 atendimentos presenciaise 5.500 abordagens sociais de pessoas que se encontram em risco social, sofreram violências e que têm vínculos familiares fragilizados ou já rompidos – e que queiram usufruir da rede de apoio do município para reinserção social.
ANJOS DA GUARDA
Programa implementado em 2020, combate o trabalho infantil e violências contra crianças e adolescentes. De setembro a dezembro do ano passado, as equipes fizeram 2.795 abordagens sociais que envolveram violação de direitos contra crianças e adolescentes, na região central da cidade.
CADASTRO ÚNICO
A Prefeitura ampliou a capacidade de inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Cadastro Único, sistema do governo federal que dá acesso a benefícios sociais. Foram implantadas duas centrais específicas para esse serviço, que estão instaladas nas Ruas da Cidadania da Matriz e do Pinheirinho. Também foi criado o agendamento on-line para atendimento nas duas centrais. No final de 2020, havia 128.853 mil famílias cadastradas. No decorrer do ano, foram realizadas 43.797 entrevistas, 21.472 novos cadastros e 22.325 atualizações de cadastros.
EM BUSCA DE TRABALHO
Para quem precisa requerer o seguro desemprego ou está em busca de uma vaga de trabalho, a FAS tem as unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine), mas é preciso fazer agendamento prévio na agenda on-line da Prefeitura. Também é possível obter informações pelo email atendimentosine@curitiba.pr.gov.br. Confira os endereços das unidades do Sine.
ABORDAGEM SOCIAL ANTICOVID
Com a pandemia, as equipes da FAS passaram a orientar sobre a covid-19 e sobre os riscos de se permanecer nas ruas. Quem não aceita ser encaminhado para atendimento recebe máscara e álcool em gel. O mesmo acontece nas unidades de acolhimento. De janeiro de 2020 a março deste ano, a FAS realizou 48.701 abordagens sociais a pessoas em situação de rua que resultaram em 30.021 encaminhamentos. A FAS implantou também a distribuição de água potável nas praças Rui Barbosa, Osório e Tiradentes e também no entorno do Mercado Municipal. Cada ponto possui um funcionário responsável pela manutenção e higiene dos espaços.